Como armazenar pasta de amêndoa (manteiga)

Como armazenar pasta de amêndoa? A pasta de amêndoa é igual a pasta de amendoim, pode ficar fora da geladeira? Neste post explicaremos as melhores formas de guardar pasta de amêndoa para tentar fazer com que dure mais tempo.

Como armazenar pasta de amêndoa

A pasta de amêndoa é muito parecida com a pasta de amendoim na hora do armazenamento. Enquanto estiver no pote fechado, ela pode ser mantida na temperatura ambiente em local fresco, escuro e seco como costuma ser a despensa da casa.

O pote fechado de pasta de amêndoa vai pode durar até seis meses na temperatura ambiente, desde que mantidas as condições recomendadas. Inclusive no caso da pasta de amêndoa artesanal, natural, que não leva conservantes. Mesmo assim verifique o rótulo no pote, pois dependendo de como foi feita pode durar um pouco mais de tempo.

O pote aberto de pasta de amêndoa pode ser mantido na temperatura ambiente e o tempo de durabilidade continua sendo o mesmo, 6 meses.

Como armazenar pasta de amêndoa
Como armazenar pasta de amêndoa

Mas atenção, na temperatura ambiente sempre existe o risco da pasta de amêndoa ficar rançosa. É por isso que alguns fabricantes recomendam colocar na geladeira após aberto, na geladeira aberto poderá durar uns 9 meses (fechada dura quase 12 meses). Se onde você mora não for quente demais, não há necessidade de deixar na geladeira.

O ruim de deixar na geladeira é que a pasta de amêndoa irá endurecer, não ficando bom para utilizar em torradas e pães. Por isso não recomendamos deixar na geladeira, somente se onde você mora for quente demais. Caso tenha deixado na geladeira, deixe uns 10 minutos na temperatura ambiente antes de utilizar, para ela amolecer um pouco e você poder mexer.

É normal a separação do líquido?

É normal ocorrer a separação do óleo da amêndoa do creme, assim como acontece com a pasta de amendoim. Não jogue fora a pasta de amêndoa se ocorrer isso! É só você utilizar uma faca para misturar bem até ficar homogêneo novamente.

Pode congelar pasta de amêndoa?

Algumas pessoas congelam a pasta de amêndoa para utilizar em doces depois, mas seu congelamento não costuma ser recomendado pois a pasta já dura bastante tempo na temperatura ambiente.

Caso você queira tentar guardar uma parte congelada, faça camadas individuais em papel filme, deixe endurecer e você poderá utilizar as camadas congeladas depois.

Como saber que estragou?

Essa pasta de amêndoa não costuma estragar facilmente. O que pode ocorrer é ela ficar rançosa e você sentirá rapidamente pelo cheiro forte de tinta e sabor rançoso da pasta. Verifique também manchas pretas ou marrom na superfície, pois pode ser mofo, não coma de jeito nenhum pois mofo é perigoso para saúde, descarte.

A luz, ar, umidade, bactérias e calor fazem com que o óleo fique rançoso, por isso ela deve ser armazenada longe da luz solar.

Deixe um comentário