Como armazenar caranguejo

Como armazenar caranguejo fresco cru e cozido? Precisa ficar na geladeira? Será que pode congelar para durar mais tempo? Neste post explicaremos as melhores formas de guardar caranguejo comprado cru vivo e depois que estiverem cozidos, para evitar que estrague muito rápido.

Como armazenar caranguejo

Caranguejo comprado fresco cru, quando ainda está vivo, deve ser mantido na geladeira dentro de um recipiente aberto. Cubra os caranguejos com panos úmidos ou papel toalha molhada. É importante que eles permaneçam vivos até que sejam cozidos.

Na geladeira os caranguejo cru vivo vai durar até dois dias sem estragar.

Se o caranguejo já foi cozido e ainda está na casca, deve ser colocado em recipiente hermético na geladeira. Ele irá durar até cinco dias na geladeira após cozido. Nunca deixe mais do que duas horas fora da geladeira depois que estiver cozido, pois é um alimento perecível, o risco de aparecer bactéria é grande.

Como armazenar caranguejo fresco cru e cozido
Como armazenar caranguejo fresco cru e cozido

Pode congelar caranguejo fresco?

Você só deve congelar o caranguejo depois que estiver cozido.

Coloque o caranguejo cozido inteiro dentro de recipiente hermético no freezer, ele irá durar até três meses sem estragar.

Utilize tirando direto do freezer e colocando para aquecer. Evite descongelar na temperatura ambiente, pois pode propagar bactérias, que são perigosas para sua saúde. Não volte para geladeira depois de aquecer, coma tudo e, se sobrar, descarte. Não é recomendada a refrigeração novamente.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o cheiro, notando algum cheiro estranho que não era o cheiro característico do caranguejo, nem arrisque provar, pois fruto do mar estragado pode ser muito perigoso para saúde. Ele também pode ficar gosmento ou perder sua cor natural, tenha cuidado.

1 comentário em “Como armazenar caranguejo”

Deixe um comentário