Como armazenar anchovas compradas em lata ou em conserva

Como armazenar anchovas compradas em lata ou em conserva? Precisa ficar refrigerada? Será que pode congelar depois de aberta? A seguir falaremos as melhores formas de guardar anchovas para durarem mais tempo.

Como armazenar anchovas

As anchovas enlatadas ou em conserva podem ser mantidas em temperatura ambiente se a embalagem estiver fechada. É importante que ela fique em local fresco, seco e escuro, como costuma ser a despensa.

Na temperatura ambiente a anchovas fechada na embalagem pode durar até 24 meses sem ficar ruim. Pode até durar mais que isso, mas já começa a perder suas propriedades depois deste tempo.

Se a lata foi aberta, é importante passar o contéudo para um pote plástico com tampa, descartando o líquido, e manter na geladeira. Remova da lata pois pode ser perigoso. Na geladeira as anchovas abertas poderão durar até dois meses.

Como armazenar anchovas compradas em lata ou em conserva
Como armazenar anchovas compradas em lata ou em conserva

Pode congelar anchovas enlatadas ou em conserva?

Você pode congelar as anchovas se abriu a lata ou a conserva e não vai comer tudo. Basta passar para um recipiente hermético, removendo do líquido, e colocar no freezer.

As anchovas vão durar até três meses no freezer. Para comer remova e coloque direto no prato quente. Se for descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro. Se utilizar descongelamento rápido como micro-ondas, coma imediatamente.

Como saber que está ruim?

Sempre verifique o cheiro e o aspecto, notando algum cheiro estranho, manchas ou até mofo, não coma, descarte. Principalmente em caso de mofo, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Outro detalhe importante é nunca comer se a lata ou a conserva estiver muito amassada, vazando ou enferrujada, pois isso já altera o conteúdo interno, trazendo riscos de botulismo e outras doenças.

1 comentário em “Como armazenar anchovas compradas em lata ou em conserva”

Deixe um comentário