Como armazenar queijo Gouda

Como armazenar queijo Gouda comprado em pedaço, fatiado e triturado? Precisa ficar na geladeira para não estragar? Será que pode ser congelado no freezer? Neste post explicamos as melhores formas de guardar queijo Gouda para evitar que estrague muito rápido.

Como armazenar queijo Gouda

O queijo Gouda não deve ficar em temperatura ambiente pois estraga muito rápido, ele deve ser mantido na geladeira sempre que possível. Nunca deixe mais do que duas horas fora da refrigeração pois pode propagar bactéria. Se onde você mora for muito quente, não deixe mais do que uma hora.

Se o queijo Gouda estiver em pedaço grande, embale com papel vegetal e depois com filme plástico e coloque na geladeira. O papel vegetal ajuda a preservar o queijo. Quem não tiver papel vegetal pode embalar somente com filme plástico ou com papel alumínio. Na geladeira o Gouda em pedaço pode durar até três semanas sem ficar ruim.

Esse mesmo tempo vale para o Gouda fatiado, três semanas na geladeira, embale-o com papel vegetal e filme plástico, se possível. Só não vai durar esse tempo se o queijo foi deixado na temperatura ambiente no local onde você comprou.

Como armazenar queijo gouda
Como armazenar queijo gouda, pode congelar?

No caso do queijo Gouda triturado ou ralado, o tempo de validade é bem menor. Coloque-o em recipiente hermético na geladeira, ele irá durar até uma semana sem ficar ruim.

Pode congelar Gouda?

Sim, você pode congelar o Gouda não importa como ele estiver, fatiado, inteiro ou ralado. Mas é importante informar que ele ficará melhor para ser usado em pratos quentes, pois sua textura e sabor mudam um pouco.

Se o queijo estiver inteiro, o ideal é cortar pedaços de 200 g para não ficar muito grande para descongelar depois. Embale em saco de congelamento e leve ao freezer.

Se o queijo estiver fatiado ou triturado, coloque em saco de congelamento e leve ao freezer.

Qualquer um dos tipos de Gouda acima vão durar até seis meses no freezer, desde que não ocorra mudança na temperatura. Pode durar até mais tempo que isso, mas já começa a perder suas propriedades.

Você poderá descongelar deixando na geladeira de um dia para o outro, ele irá durar mais uns três dias na geladeira, se não for removido da refrigeração. Se usar descongelamento rápido coma imediatamente e não volte para geladeira ou freezer.

Como saber que o queijo Gouda estragou?

O Gouda quando fica ruim pode ficar com uma textura dura, pois ele resseca e sua cor escurece. Também pode ficar com cheiro forte ruim e aparecerem mofos.

Se o mofo não for muito grande, você pode remover 3 cm da parte externa mofada sem deixar o mofo encostar na faca, o restante estará direito para comer. Mas se o mofo aparecer no triturado ou no fatiado, descarte, não importa se foi em apenas uma fatia!

Deixe um comentário