Como armazenar gorgonzola

Como armazenar gorgonzola? Tem que ficar na geladeira ou não precisa? Será que posso congelar para não estragar? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar queijo gorgonzola para evitar que estrague muito rápido.

Como armazenar gorgonzola

O queijo gorgonzola comprado em pedaço, textura firme, não deve ficar na temperatura ambiente, pois estraga muito rápido. Ele deve ser mantido o tempo todo refrigerado na geladeira.

Na geladeira o gorgonzola vai durar até um mês após aberto. Se você já abriu, embale a embalagem original com papel alumínio ou filme plástico e coloque na geladeira. Quem tiver papel vegetal em casa, pode colocar primeiro o papel vegetal e depois o filme plástico, pois esse tipo de papel ajuda a preservar o queijo.

Como armazenar gorgonzola
Como armazenar gorgonzola, geladeira ou freezer?

O papel vegetal é parecido com o papel manteiga, mas mais espesso que ele.

Pode congelar gorgonzola?

Sim, uma dica para quem comprar muita quantidade é justamente congelar o queijo para não estragar. Mas atenção! Ele fica melhor para ser utilizado em pratos quentes, pois sua textura muda, ficando quebradiço, e também perde um pouco do sabor original.

Corte em pedaços de 200 g para ficar melhor para usar depois. Embale os pedaços em sacos plásticos próprios para congelamento, tipo ziploc. Leve ao freezer, normalmente o gorgonzola dura uns seis meses sem perder suas propriedades.

Você pode descongelar tirando do freezer e colocando na geladeira, o queijo irá durar mais uns quatro dias na geladeira após descongelado, desde que não sofra mudanças de temperatura. Se utilizar algum processo de descongelamento rápido coma imediatamente pois o risco de aparecerem bactérias é grande.

Como saber que estragou?

Quando o gorgonzola vai ficando ruim ele vai ficando com partes duras, ressecadas, e sua cor escurece. Além disso pode ficar com cheiro mais forte e aparecerem mais mofos.

Se aparecer mofo em alguma parte do pedaço do queijo firme, você poderá remover esse pedaço, tirando uma parte de 3 cm sem deixar a faca encostar no mofo, e guardar o restante. Mas tenha cuidado! Se o mofo aparecer em gorgonzola que estiver ralado, triturado ou fatiado não coma de jeito nenhum, descarte pois é perigoso!

1 comentário em “Como armazenar gorgonzola”

Deixe um comentário