Como armazenar queijo Fontina

Como armazenar queijo Fontina? Tem que ficar refrigerado ou pode ficar na temperatura ambiente como o provolone? Será que posso congelar para durar mais tempo? Neste post explicamos as melhores formas de guardar queijo Fontina para evitar que estrague rápido demais.

Como armazenar queijo fontina

O queijo fontina não pode ficar na temperatura ambiente, pois estraga muito rápido. Ele é um queijo semimacio de textura firme, precisa ficar refrigerado para evitar bactérias.

Se o queijo estiver embalado coloque-o na geladeira na embalagem original mesmo. Ele pode durar até dois meses na geladeira sem ficar ruim.

Como armazenar queijo Fontina
Como armazenar queijo Fontina

Se o queijo já foi aberto, embale com papel ceda, cubra com saco plástico e coloque na geldeira. O fontina vai durar um mês após aberto na geladeira, se mantido na temperatura correta.

Pode congelar queijo fontina?

Sim, você pode congelar o fontina para durar mais tempo, mas é importante que você saiba eu ele poderá ficar quebradiço e perder um pouco do sabor. Fica melhor para ser utilizado em pratos quentes, molhos, e não comer puro.

Corte em pedaços de 200 g para não ficar muito grande, embale em sacos de congelamento. No freezer ele pode durar até três meses sem ficar ruim.

Como saber que estragou?

O queijo fontina pode desenvolver mofo em sua superfície. Não é seguro comer este mofo, apenas alguns queijos como roquefort, brie ou camembert, pode comer o mofo pois o queijo é feito com o mofo. De acordo com alguns sites é seguro cortar a parte mofada tirando 3 cm por baixo e ao redor do mofo. Mas não recomendamos comer o queijo caso aconteça isso, pois pode não ser seguro para sua saúde! Tenha cuidado.

Deixe um comentário