Como armazenar taioba

Como armazenar taioba? Essa hortaliça tem que ficar na geladeira ou posso deixar alguns dias na temperatura ambiente? Será que pode ser congelada? Neste post explicaremos as melhores maneiras de guardar taioba para evitar que estrague muito rápido.

As folhas de taioba devem ser consumidas refogadas e substitui o espinafre e couve, não é recomendado o consumo da taioba crua.

Como armazenar taioba

A taioba não deve nunca fica na temperatura ambiente, ela é igual à alface, almeirão e outras hortaliças, se ficarem fora da refigeração vai estragar em menos de um dia, suas folhas murcham e ficam amarelas.

Assim que chegar da feira ou mercado coloque as folhas de taioba de molho na mistura de água com hipoclorito de sódio, uma colher de sopa para cada litro de água. Deixe de molho por 20 minutos, depois enxágue bem. Coloque para secar, se necessário ajude a secar com papel toalha para ela não ficar fora da geladeira muito tempo.

Como armazenar taioba
Como armazenar taioba, tem que ficar na geladeira?

Coloque as folhas de taioba em sacos plásticos ou pote plástico com tampa na geladeira. Elas vão durar até uma semana na geladeira sem estragar.

Pode congelar as folhas de taioba?

Não, assim como a alface, a taioba perde sabor e muda textura, devido à água presente nas moléculas que ao congelar expandem e depois ao descongelar modificam a planta. Portanto seu congelamento não é recomendado.

Como saber que a taioba estragou?

As folhas de taioba vão ficando amareladas e murchas, ficam com textura e sabor estranhos. Notando algo errado não arrisque, jogue fora. Se tiver mofo não coma de jeito nenhum pois pode ser risco para sua saúde.

Deixe um comentário