Como armazenar maxixe

Como armazenar maxixe? Precisa ficar na geladeira para não estragar ou pode ficar na temperatura ambiente? Será que posso congelar para durar mais tempo? Neste post explicaremos as melhores formas de guardar o maxixe para evitar que estrague rápido.

Sempre que comprar maxixe dê preferência para os que estiverem com casca espinhosa ou lisa, cor verde clara, firme e espinhos inteiros. Evite comprar frutos amarelados pois já estão começando a ficar ruim.

Como armazenar maxixe

A primeira coisa que você deve fazer é lavar o maxixe na solução de uma colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio) para cada litro de água. Deixe de molho de 10 a 15 minutos, enxágue bem e escorra. Se necessário ajude a secar com papel toalha. Depois coloque no saco para guardar.

Você pode deixar o maxixe na temperatura ambiente se for comer rápido, pois amadurecem, começam a murchar e ficam amarelos. Na temperatura ambiente ele dura até três dias sem ficar ruim. Se já raspou os espinhos não deixe na temperatura ambiente.

Uma dica é justamente colocá-los na geladeira. Deixe o maxixe no saco plástico na gaveta de legumes da geladeira, eles poderão durar até sete dias na geladeira sem ficar ruim.

Pode ser que forme gotículas, se isso acontecer faça um furinho no plástico para permitir que entre um pouquinho de ar.

Como armazenar maxixe
Como armazenar maxixe, pode congelar?

Ele poderá ser utilizado em pratos quentes ou cru. Antes de preparar descasque, raspe os espinhos usando uma faca ou remova uma camada fina externa que tire os espinhos.

Pode congelar maxixe?

Sim, você pode congelar o maxixe, mas o ideal é fazer branqueamento para que não perca suas propriedades.

Descasque o maxixe como preferir. Coloque por dois minutos na água fervente e depois passe para a água com gelo usando a escumadeira e deixe por dois minutos. Coloque para escorrer. Assim que secar um pouco coloque em recipiente hermético no freezer. O maxixe branqueado pode durar uns cinco meses no freezer sem perder seu sabor e nutrientes.

Ficará bom para ser utilizado em pratos refogados ou cozidos. Retire e coloque imediatamente no prato, não deixe descongelar para colocar.

Como saber que o maxixe estragou?

O maxixe normalmente vai ficando amarelado quando está ruim, também pode ficar preto em locais machucados ou que forem furados por unha. Caso note cheiro ou aspecto estranho, não coma, descarte. Principalmente em caso de mofo, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário