Como armazenar jiló

Como armazenar jiló? Precisa ficar refrigerado ou pode deixar na temperatura ambiente? Será que pode congelar? A seguir explicamos as melhores formas de guardar jiló para evitar que estrague rápido demais.

Sempre que comprar jiló você deve dar preferência para os de casca verde, lisa e brilhante, sem machucados e pontos escuros. A parte do cabo que parece uma folha deve estar com aspecto fresco e não murcho.

Como armazenar jiló

Assim que chegar do mercado ou feira coloque os jilós para lavar em mistura de uma colher de sopa de hipoclorito de sódio para um litro de água. Deixe de 10 a 15 minutos, enxágue bem, escorra e seque com papel toalha ou pano limpo.

O jiló costuma estragar bem rápido, se for mantido na temperatura ambiente costuma durar uns dois dias, pois murcha com o tempo, perdendo água. Além disso irá amadurecer, sua casca vai ficando amarelo ou alaranjada, ficando com sabor e textura desagradáveis para o consumo.

Para durar um pouco mais tempo você pode embalar com saco plástico para alimentos e colocar na gaveta de legumes da geladeira. Refrigerado ele costuma durar uns cinco dias sem estragar.

Como armazenar jiló
Como armazenar jiló

Se for esquecido na geladeira também ficará com sabor e textura desagradável, pois aparecem manchas escuras e a sua polpa também escurece.

Você não precisa descascar nem remover sementes para comer. Refogue picado na panela com azeite, alho e sal. Pode tampar a panela e deixar ele cozinhar um pouco, mas deixe ficar firme, não é para consumir molenga. Se necessário coloque um fio de água para soltar do fundo da panela. Normalmente quando frita o amargor do fruto some, mas algumas pessoas gostam de deixá-lo de molho cortado dentro do pote com água e sal por 15 minutos, antes de refogar.

Pode congelar jiló?

Você poderá congelar o jiló para durar um pouco mais. Algumas pessoas picam e congelam ele cru mesmo, mas para manter o sabor e cor, o ideal é fazer branqueamento.

Corte o jiló, cozinhe na água fervente por 1 minuto, depois remova e coloque ele direto na água com gelo por mais 1 minuto. Depois escorra e passe para o saco de congelamento ziploc. Leve ao freezer para congelar.

O jiló irá durar uns seis meses congelado sem perder suas propriedades. Tire e coloque imediatamente para refogar, não deixe descongelar senão ficará ruim.

Como saber que o jiló estragou?

Como falado anteriormente, o jiló amadurece, sua pele vai ficando avermelhada, as sementes e polpa podem escurecer e aparecem manchas pretas na casca. Quando isso acontece o gosto fica muito ruim e não dá para comer. Também não coma se aparecer mofo, pois é perigoso para saúde.

Deixe um comentário