Como armazenar suco de tomate comprado pronto

Como armazenar suco de tomate comprado pronto? Tem que ficar refrigerado ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que posso congelar suco de tomate se abrir e não beber tudo? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar o suco de tomate comprado pronto em lata/garrafa e na temperatura ambiente.

Como armazenar suco de tomate comprado pronto

O suco de tomate pronto em lata ou garrafa fechado pode ficar na temperatura ambiente até ser aberto. Ele costuma durar até um ano e meio sem estragar, desde que mantido em local fresco e escuro da casa, como a despensa.

Mas sempre verifique o rótulo de validade do produto que comprou, normalmente ele indica a data da melhor qualidade do suco. Depois de passar a data informada, ele pode perder a cor ou mudar o sabor.

Como armazenar suco de tomate
Como armazenar suco de tomate

Se o suco de tomate já foi aberto, não deixe na temperatura ambiente por mais do que duas horas pois pode propagar bactérias. Se onde você mora for mais do que 32°C não deixe mais do que uma hora fora da refrigeração.

Coloque o suco de tomate aberto em um pote com tampa na geladeira, ele irá durar uns dez dias sem ficar ruim.

Pode congelar suco de tomate?

Você pode congelar o suco de tomate caso não vá consumir tudo.

Coloque em recipiente hermético deixando uns 2 cm de espaço para a tampa, pois ele irá expandir quando congelar. No freezer o suco de tomate vai durar até um ano sem perder suas propriedades.

Você pode deixar o suco de tomate na geladeira de um dia para o outro para descongelar, ele irá durar mais uns quatro dias se não for removido da temperatura.

Se fizer algum descongelamento rápido como o micro-ondas, utilize o suco imediatamente pois pode ser perigoso para sua saúde, não volte o suco para geladeira.

Como saber que está ruim?

Sempre verifique o cheiro e o aspecto, normalmente o suco de tomate estragado pode ficar com cheiro de azedo estranho ou pode ficar com manchas ou mofo. Não coma de jeito nenhum pois mofo pode ser perigoso para sua saúde, descarte.

Também não coma se a lata ou garrafa de suco de tomate pronto estiver vazando, enferrujada ou amassada. Se isso acontecer, o suco poderá estar contaminado.

Deixe um comentário