Como armazenar tamarillo, tomate arbóreo

Como armazenar tamarillo, tomate arbóreo? Precisam ficar refrigerados ou podem ficar na temperatura ambiente? Será que posso congelar para durarem mais tempo? Neste post explicamos as melhores formas de guardar tomate arbóreo para que ele não estrague tão rápido.

O tamarillo é conhecido como tomate arbóreo e tomate de árvore.

Como armazenar tamarillo

O tamarillo não deve ficar na temperatura ambiente pois estragará muito rápido, não é como o tomate comum que pode ficar na temperatura ambiente para amadurecer.

Portanto você precisa refrigerar o tamarillo assim que chegar do mercado ou da feira. Mas antes de guardar coloque para lavar em uma vasilha com um litro de água para uma colher de sopa de água sanitária (própria para alimentos). Deixe de molho por 15 minutos, depois enxágue bem e coloque para secar. Se necessário use papel toalha para secar bem.

Como armazenar tamarillo, tomate arbóreo
Como armazenar tamarillo, tomate arbóreo

Coloque o tomate arbóreo dentro do saco plástico na geladeira, ele vai durar até dez dias sem estragar, desde que não ocorra mudança de temperatura.

Pode congelar tamarillo?

O seu congelamento não é recomendado pois ele perde sabor e textura.

Mas caso queira congelar porque não vai comer, é aconselhável fazer purê do tomate (molho) e colocar na forma de gelo para congelar. Depois que os cubos estiverem congelados, passe para saco plástico próprio para congelamento e volte ao freezer.

Também é possível congelar a polpa de tamarillo sem a casca. Basta remover a casca e colocar em sacos de congelamento no freezer.

O purê de tamarillo pode durar até seis meses no freezer sem ficar ruim.

Como saber que está estragado?

Sempre verifique o cheiro e o aspecto do tamarillo. Notando algum cheiro esquisito que não tinha antes, ou alguma mancha, se estiver molenga ou com mofo, não coma pois pode ser perigoso para sua saúde, descarte.

2 comentários em “Como armazenar tamarillo, tomate arbóreo”

    • Olá Carla
      Você pode congelar a polpa sim, basta remover a casca, colocar em sacos de congelamento e levar ao freezer.

      Responder

Deixe um comentário