Como armazenar pimenta jalapenho fresca e em conserva

Como armazenar pimenta jalapenho (jalapeño) fresca e em conserva? Será que pode ficar na temperatura ambiente ou tem que ficar refrigerada na geladeira? Pode congelar para durar mais tempo? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar pimenta jalapenho.

A pimenta-jalapenho é uma pimenta doce e de calorosa ardência, de variedade média-grande nativa do México. Seu nome é derivada da cidade de Xalapa no México, local em que era produzida.

Como armazenar pimenta jalapenho

Jalapenhos frescos não devem ser deixados na temperatura ambiente pois estragarão rapidamente. Assim que comprar coloque dentro de saco de papel na gaveta de legumes da geladeira. As pimentas jalapenhos frescas duram até uma semana na geladeira.

No caso da pimenta jalapenho em conserva, pode ficar na temperatura ambiente local fresco, escuro e seco, como costuma ser a despensa da casa. Ela pode durar até cinco anos na temperatura ambiente se estiver fechada.

 Como armazenar pimenta jalapenho jalapeño
Como armazenar pimenta jalapenho jalapeño

Se a conserva já foi aberta passe a sobra para um recicpiente com tampa, pode ser de vidro ou plástico e coloque na geladeira. A pimenta jalapenho em conserva aberta vai durar até dois meses na geladeira sem ficar ruim.

Pode congelar pimenta jalapenho?

Você pode congelar tanto a jalapenho fresca quanto a em conserva.

Para congelar pique ou fatie como preferir e coloque em recipiente hermético e leve ao freezer. Se a jalapenho for fresca poderá durar até um ano no freezer. Se for jalapenho em conserva, pode durar até seis meses no freezer. Desde que a temperatura seja mantida neste tempo.

Veja alguns potes herméticos na Amazon.

A pimenta congelada ficará boa para ser utilizada em pratos quentes, molhos e sopas. Você pode deixar na geladeira para descongelar de um dia para o outro, ela irá mais três dias na geladeira após o descongelamento. Caso use descongelamento rápido no micro-ondas, coma imediatamente e não volte ao freezer.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o aspecto e o cheiro, normalmente a jalapenho quando vai ficando ruim fica molenga e perde a cor. Notando algo estranho não coma, principalmente em caso de mofo, pois pode ser perigoso à sua saúde.

Caso a pimenta em conserva esteja amassada, vazando ou enferrujada não coma de jeito nenhum, descarte.

1 comentário em “Como armazenar pimenta jalapenho fresca e em conserva”

Deixe um comentário