Como armazenar palmito fresco e em conserva

Como armazenar palmito fresco e em conserva? Pode ficar na temperatura ambiente ou deve ficar refrigerada? Será que pode congelar caso não coma tudo? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar palmito para durar mais tempo sem ficar ruim.

Como armazenar palmito fresco e em conserva

Palmito fresco costumam estragar rapidamente se deixados na temperatura ambiente. Portanto assim que chegar do mercado ou da feira, coloque-o imeditamanete na geladeira em um pote com tampa.

Na geladeira o palmito fresco pode durar até duas semanas.

No caso do palmito em conserva, se estiver fechado, pode deixar na temperatura ambiente, local escuro e seco, como a despensa. Os palmitos em conserva fechados costumam durar até quatro anos na temperatura ambiente sem ficar ruim.

Como armazenar palmito fresco e em conserva
Como armazenar palmito fresco e em conserva

Se o palmito em conserva foi aberto, ele deve ser colocado em um pote com tampa e levado para geladeira. Na geladeira o palmito em conserva vai durar até uma semana sem ficar ruim.

Pode congelar palmito para conservar?

Para congelar o palmito fresco é preciso realizar o branqueamento assim como faz com outros legumes, mas use limão na água. Basta cortar em pedaços e colocá-lo na água quente (com suco de um limão) e ferver por cinco minutos. Depois tire e imediatamente coloque no pote com água e gelo e deixe cinco minutos. Escorra, passe papel toalha e coloque no pote no frezer.

No freezer o palmito fresco vai durar até um ano sem estragar.

O palmito em conserva também pode ser congelado após aberto. Remova da água e passe para um recipiente hermético e leve ao freezer. Ele irá durar até dois meses sem perder suas propriedades. De preferência coloque em porções que vá tirar para comer, para não descongelar quantidade demais e acabar estragando.

Descongele na geladeira deixando de um dia para o outro, se não for removido da geladeira pode durar mais uns três dias na geladeira após o descongelamento.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o aspecto e cheiro do palmito, se notar algum cheiro estranho, manchas ou se tiver mofo, nem prove, pois pode ser perigoso para sua saúde.

No caso da conserva, se estiver vazando, com amaçados ou enferrujada, não coma pois pode trazer riscos de doenças.

Deixe um comentário