Como armazenar ruibarbo

Como armazenar ruibarbo? Ele precisa ficar refrigerado ou pode ficar na temperatura ambiente para amadurecer? Será que posso congelar para não estragar? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar ruibarbo para durar mais tempo.

Como armazenar ruibarbo

O ruibarbo não deve ficar na temperatura ambiente pois estragará muito rápido. Ao comprar coloque em saco plástico na gaveta de legumes na geladeira.

Ele irá dura até sete dias na geladeira sem perder suas propriedades originais.

Pode congelar para durar mais tempo?

Você pode congelar o ruibarbo no freezer caso não vá usar tudo que comprou.

Antes de colocar no freezer, limpe e lave. Corte em pedaços para caber no saco de congelamento. Depois faça branqueamento, coloque em uma panela a água para ferver e deixe uma vasilha com água e gelo na bancada. Deixe o ruibarbo ferver por um minuto, retire e coloque direto na água gelada.

Coloque para secar no secador de macarrão e passe papel toalha para secar bem. Depois coloque nos sacos de ongelamento e leve ao freezer. Ele irá durar até um ano no freezer.

Como armazenar ruibarbo
Como armazenar ruibarbo, posso congelar?

Se você for utilizar para sobremesas, pode congelar usando calda de açúcar. Basta colocar o ruibarbo branqueado dentro do recipiente e cobrir com uma calda de açúcar (2 3/4 xícaras de açúcar para cada 4 xícaras de água, aqueça para dissolver e deixe esfriar). Cubra o ruibarbo com a calda deixando espaço de um dedo para a tampa, pois irá expandir. Leve ao freezer.

Use direto congelado pegando só a quantidade que irá usar ou deixe na geladeira de um dia para o outro para descongelar. Caso descongele na temperatura ambiente, não volte para geladeira ou freezer pois pode propagar bactérias.

Como saber que o ruibarbo estragou?

Normalmente o ruibarbo fica amolecido quando estraga e também pode perder sua cor natural. Sempre verifique o aspecto e cheiro, notando algo errado ou mofo, não coma pois pode ser perigoso, descarte.

Deixe um comentário