Como armazenar beringela

Como armazenar beringela crua e cozida? Pode ficar na temperatura ambiente ou deve ficar sempre refrigerada? Será que posso congelar para durar mais tempo? Neste post explicamos as melhores maneiras de guardar beringela para não estragar tão rápido.

Como armazenar beringela

A berinjela fresca crua deve ser mantida em refrigeração o tempo todo, não pode ficar em temperatura ambiente pois vai estragar rapidamente. Coloque em saco plástico dentro da geladeira, assim ela irá durar quase uma semana sem estragar.

Se a berinjela já foi cozida passe para um recipiente hermético e coloque na geladeira. Não deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente, este é o tempo para o crescimento de bactérias nocivas. A berinjela cozida vai durar até cinco dias na geladeira.

Pode congelar berinjela?

Você pode congelar a beringela como os outros legumes, quando ela estiver crua oo ideal é fazer branqueamento antes, para ela permanecer saborosa.

Como armazenar beringela crua e cozida
Como armazenar beringela crua e cozida

Lave e remova as partes ruins da berinjela, corte em cubos de 1 cm. Para o branqueamento coloque água para esquentar em uma panela e deixe uma vasilha com água com gelo separada na bancada.

Coloque a beringela dentro da água fervente por dois a quatro minutos, em seguida mergulhe na água gelada por oito minutos. Remova e coloque no escorredor de macarrão. Enxugue com papel toalha para tirar o máximo de água. Coloque na forma aberta sem fazer camadas, deixe apenas uma camada para os cubinhos não ficarem grudados. Leve ao freezer, quando congelar passe para o saco tipo ziploc e volte ao freezer.

No freezer a berinjela crua branqueada vai durar até oito meses sem ficar ruim.

No caso da berinjela cozida é só colocar no recipiente hermético no freezer. Ela vai durar quase um ano sem estragar.

Descongele deixando na geladeira, assim ela dura mais uns três dias. Se usar descongelamento rápido coma imediatamente! A dica para descongelamento rápido é colocar na água fervente com sal. Se for fritar, deixe em temperatura ambiente.

Como saber que estragou?

Quando a berinjela estraga ela fica molenga, escurece e pode ter um cheiro diferente. Notando algo fora do normal ou mofo, não coma de jeito nenhum, descarte.

A berinjela faz parte dos alimentos que baixam o colesterol.

1 comentário em “Como armazenar beringela”

Deixe um comentário