Como armazenar couve-flor

Como armazenar couve-flor crua e cozida? Pode ficar na temperatura ambiente ou tem que ficar o tempo todo na geladeira? Será que posso congelar para durar mais tempo? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar couve-flor para não estragar tão rápido.

Como armazenar couve-flor

No caso da couve-flor crua comprada na feira ou mercado, deve ser mantida em refrigeração dentro de saco plástico, não deve ser deixada em temperatura ambiente senão vai estragar rapidamente. Não lave até a hora de comer!

Na geladeira a couve-flor crua vai durar até sete dias sem ficar ruim.

Se a couve-flor estiver cozida ela deve ser colocada em recipiente hermético na geladeira. Ela irá durar até cinco dias sem ficar ruim.

Pode congelar couve-flor?

A couve-flor pode ser congelada no freezer.

Se a couve-flor estiver crua o ideal é fazer branqueamento. Lave bem e corte em pedaços. Coloque na água fervendo por 3 minutos, depois passe rapidamente para a água gelada com gelo. Depois passe para o escorredor de macarrão para tirar o excesso de água. Coloque em recipiente hermético no freezer.

Como armazenar couve-flor crua e cozida
Como armazenar couve-flor crua e cozida?

A couve-flor crua (branqueada) no freezer vai durar até um ano e meio sem ficar ruim. Poderá estar boa até depois deste tempo, mas já começa a perder suas propriedades.

Se a couve-flor já estiver cozida é só colocar em recipiente hermético no freezer. Ela irá durar até um ano sem ficar ruim.

Para usar deixe na geladeira de um dia para o outro, a couve-flor vai durar mais uns três a quatro dias. Se usar descongelamento rápido, coma imediatamente, pois tem risco de bactérias.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o aspecto e cheiro da couve-flor. A couve-flor crua quando estraga fica com partes gosmentas, escuras e perde a cor. Se notar cheiro estranho ou mofo não coma, descarte, pois pode ser perigoso, principalmente se for mofo.

Deixe um comentário