Como armazenar ameixas frescas

Como armazenar ameixas frescas? Elas devem ficar na geladeira ou podem ser guardadas na temperatura ambiente? Será que posso congelar para não estragar tão rápido? Neste post explicaremos as melhores formas de armazenamento da fruta ameixa fresca.

Como armazenar ameixas frescas

As ameixas podem ficar em temperatura ambiente em local seco e fresco para amadurecerem. Elas devem levar de dois a três dias para amadurecerem por completo. Assim elas vão ficar com sabor mais gostoso e mais macias.

Quando estiverem maduras coloque as ameixas na geladeira dentro de saco plástico. Na geladeira vão durar mais três a cinco dias sem estragar. Antes de comer coloque na temperatura ambiente um tempinho, pois fica mais gostosa.

Como armazenar ameixas frescas
Como armazenar ameixas frescas

Pode congelar ameixa fresca?

Sim, é possível congelar ameixa. Antes de congelar, lave-as, corte ao meio ou em quatro partes, remova o caroço. Jogue um pouco de açúcar em cima dos pedaços e misture para o açúcar dissolver. Deixe 15 minutos, para virar uma calda para proteger a fruta. Depois é só colocar no recipiente e levar para o freezer.

Conheça as melhores frutas para dieta low carb.

Outra maneira de congelar é colocando na calda de açúcar. Em uma panela coloque 2 3/4 (duas e três quartos) de xícaras de açúcar com 4 xícaras de água, misture até dissolver e ficar transparente, até ferver. Deixe esfriar e jogue em cima das ameixas. Coloque as ameixas junto com a calda dentro de um recipiente hermético, deixe um dedo de espaço para a tampa, e leve ao freezer.

No freezer as ameixas vão durar até um ano sem estragar. Poderão estar boas até depois deste tempo, mas já começam a perder suas propriedades. Pode descongelar na geladeira ou tirar do freezer e colocar direto em doces e sucos.

Quem quiser pode adicionar ácido ascórbico na calda para evitar escurecimento da fruta.

Como saber que estragou?

As ameixas normalmente ficam molengas, com manchas pretas e começa a dar cheiro ruim. Se você notar algo estranho ou até mofo, descarte pois mofo é muito perigoso para saúde.

Deixe um comentário