Como armazenar caqui fresco e desidratado

Como armazenar caqui fresco e desidratado? O caqui tem que ficar na temperatura ambiente ou na geladeira para não estragar? Podem ser congelados? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar a fruta caqui, também conhecida como dióspiro, quando está fresca e se estiver desidratada.

Como armazenar caqui

O caqui pode ser mantido na temperatura ambiente para amadurecer, normalmente leva de um a quatro dias para ficar amadurecido.

Depois que amadurecerem devem ser guardados na geladeira senão vão estragar muito rápido. Na geladeira o caqui fresco dura mais uns três dias.

O caqui desidratado pode ficar na temperatura ambiente em recipiente hermético local fresco e seco como a despensa. Ele irá durar até um ano sem estragar, mas é preciso ter cuidado com mofo.

Como armazenar caqui fresco e desidratado
Como armazenar caqui fresco e desidratado

Se onde você mora for muito úmido, coloque o caqui desidratado na geladeira em recipiente hermético. Ele irá durar o mesmo tempo que na temperatura ambiente, um ano.

Pode congelar caqui?

O caqui fresco pode sim ser congelado, mas o ideal é ser congelado como purê pois sua consistência muda no freezer.

Para fazer o purê descasque, tire as sementes e amasse-os. Misture 1/8 de colher de chá de ácido ascórbico para cada 900 g de purê, para não deixar escurecer. Coloque no recipiente hermético e leve ao freezer, lembrando de deixar um espaço para a tampa pois irá expandir.

No freezer o purê de caqui vai durar quase um ano sem perder suas propriedades.

Até os caquis desidratados podem ser congelados, coloque em recipiente hermético e leve ao freezer. Eles irão durar até um ano e meio sem ficarem ruins.

Para descongelar coloque na geladeira de um dia para o outro. Caso use algum descongelamento rápido, coma imediatamente.

Como saber que o caqui estragou?

Verifique o aspecto e cheiro, notando cheiro de azedo, ou gosmento, ou alguma mancha ou mofo, não coma, descarte! Lembre-se que mofo pode ser perigoso para saúde.

Saiba quais são os erros mais comuns cometidos com os alimentos naturais.

Deixe um comentário