Como armazenar feijão cru e cozido

Como armazenar feijão cru e cozido? Deve ficar na temperatura ambiente ou na geladeira para não estragar? Pode ser congelado no freezer? A seguir explicaremos as melhores formas de armazenamento do feijão cru e cozido.

A dica vale para todos os grãos de feijão, feijão preto, carioca, feijão roxo, feijão vermelho, feijão azuqui, feijão manteiga, feijão branco, feijão fradinho, feijão de corda, feijão jalo, feijão cannellini, feijão rajado, feijão bolinha, feijão borlotti e outros. Quando for diferente para algum tipo especificaremos qual.

Como armazenar feijão

Não importa o tipo de feijão comprado, quando você compra o grão do feijão cru o ideal é deixá-lo na despensa se estiver fechado ou aberto. Ele deve ficar em recipiente hermético, local seco, escuro e fresco, longe de umidade.

Na despensa o grão do feijão cru irá durar de dois a três anos sem perder suas propriedades. Podem até ser consumidos após este tempo, mas já começam a perder suas propriedades, mudando de cor e textura.

Se o grão do feijão foi cozido em casa ele deve ser guardado em recipiente hermético na geladeira. Irá durar de três a cinco dias na geladeira. Nunca deixe mais do que duas horas em temperatura ambiente pois a chance de contaminar com bactéria é grande (se onde você mora for acima de 31°C não deixe mais que uma hora).

No caso do feijão enlatado já cozido, não importa o tipo, enquanto estiver fechado deve ser mantido em temperatura ambiente na despensa. Ele irá durar de três a cinco anos na despensa, sem perder seu sabor.

Como armazenar feijão cru e cozido
Como armazenar feijão cru e cozido

Se a lata foi aberta o conteúdo da lata deve ser transferido para recipiente com tampa e colocado na geladeira. O feijão enlatado após aberto dura uns quatro dias na geladeira.

Pode congelar feijão cru e cozido?

Você pode congelar o feijão cozido em casa ou o feijão enlatado cozido. Ele tem que ser colocado em recipiente hermético no freezer. O congelamento do feijão cru não é recomendado pois pode modificar sua textura.

No freezer o feijão cozido em casa pode durar uns seis meses no freezer. Se for o enlatado não deixe mais do que dois meses.

Para descongelar coloque na geladeira, onde ele pode durar mais uns quatro dias, desde que não ocorra mudança na temperatura. Se usar descongelamento rápido coma imediatamente e não volte para geladeira.

Como saber que o feijão estragou?

Verifique sempre o cheiro e o aspecto, tanto o feijão cru quanto o cozido. Notando cheiro estranho que não era o original ou notando bichichos ou algum corpo estranho preso nos grãos não coma de jeito nenhum pois pode ser mofo. Evite comer alimentos com mofo pois trazem perigo para sua saúde.

Nunca coma o feijão enlatado se a lata estiver muito amassada, estufada, com ferrugem ou vazando, pois pode trazer problemas graves para sua saúde.

2 comentários em “Como armazenar feijão cru e cozido”

Deixe um comentário