Como armazenar babosa, aloe vera

Como armazenar babosa, também conhecida como aloe vera? Pode guardar gel de babosa na geladeira ou tem que ficar na temperatura ambiente? Neste post falaremos sobre as melhores formas de armazenamento da babosa e seu tempo de validade.

Como armazenar babosa

A folha de babosa pode ser mantida na geladeira por algumas semanas, não deve ficar na temperatura ambiente pois estragará muito rápido após ser colhida. Se deixar em temperatura ambiente, deixe em local escuro e seco.

Já o gel de babosa, o ideal é usar assim que extraido, pois quanto mais fresco melhor. Caso não vá utilizar tudo, mas queira dar apenas um pequeno tempo, pode colocar na geladeira por uns 10 dias na geladeira.

Mas atenção! O gel da babosa escurece com o tempo, por isso uma dica é colocar um pouquinho de suco de limão ou vitamina E no gel, tanto para guardar na geladeira quanto para congelar.

Como armazenar babosa, aloe vera
Como armazenar babosa, aloe vera

Se for gel de babosa industrializado normalmente pode ficar em temperatura ambiente e tem uma data de validade muito maior, de dois a três anos. Se colocado na geladeira ou freezer pode durar até cinco anos ou mais.

Pode congelar babosa?

Sim, você pode colocar a folha de babosa no freezer em um saco de congelamento hermético ou pote, não precisa nem cortar, coloque-as inteiras. As folhas vão durar até seis meses sem perder suas propriedades.

Você também pode congelar o gel de babosa no freezer colocando dentro da cuba de gelo para ele ficar no formato. Assim você pode retirar apenas o que quiser usar, sem estragar o resto. No freezer o gel de babosa vai durar até um ano sem perder suas propriedades.

Para descongelar coloque na geladeira ou na temperatura ambiente para descongelamento mais rápido. Se usar descongelamento rápido não volte com a babosa para geladeira pois pode ser perigoso, devido à propagação de bactérias.

Aloe vera estraga?

Sim, a babosa tem data de validade, tanto a folha quanto o gel podem estragar, assim como qualquer outra planta ou material orgânico. Sempre verifique o aspecto e cheiro, notando cheiro estranho ou mofo, aspecto esquisito, não use de jeito nenhum, descarte.

Deixe um comentário