Como armazenar água da chuva

Como armazenar água da chuva? A captação da água da chuva é um método para coletar o escoamento da água que cai nas superfícies para ser reaproveitada posteriormente. Normalmente é usado o telhado da casa, pois a chuva escoa pela calha podendo ser recolhida ao invés de descartada. A seguir falaremos sobre os sistemas para captação de água da chuva para você economizar na sua conta de água e ainda ajudar o meio ambiente.

Como armazenar água da chuva

Normalmente as pessoas pensam que captar a água é usar aquelas cisternas antigas feitas de cimento encontradas em fazendas, em locais que não têm infraestrutura, mas não é mais assim. A captação de água da chuva está se tornando uma alternativa para abastecer casas e prédios, em alguns países como Alemanha e Austrália, essa captação é uma norma.

Existem diversos métodos de captação diferentes. O mais simples deles é usando o barril de água na saída da calha, um barril de 100 a 200 litros. A única coisa ruim deste tipo é que ocorre despedício pois o barril se enche rapidamente e a água não é filtrada, sendo perigosa seu consumo.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo disponibilizou um passo a passo para a montagem de um sistema de captação mostrando a quantidade correta de material e os cuidados que você precisa ter com o tratamento e armazenamento, para não trazer riscos à saúde.

Como armazenar água da chuva, captação de água
Como armazenar água da chuva, captação de água

É imprescindível que você coloque filtro de malha para filtragem da água, para remover sujeitas de folhas, insetos e partículas. Além disso é importante descartar a água da primeira chuva, um total de dois litros para cada metro da área do telhado. Pois essa água ainda pode conter sujeiras mais finas que estavam no telhado. Em alguns casos você pode até usar um filtro de carvão mineral para filtrar a água depois de recolhida.

Você poderá usar a água coletada no sistema de irrigação do jardim, para lavar o carro, dar banho nos animais de estimação, colocar nos aquários, encher a piscina, usar nas privadas e outros. Em uma situação extrema, se você ficar sem água na casa, a água da chuva pode ser usada para ingestão e preparo de alimentos, desde que seja captada, tratada e armazenada adequadamente, sempre fervendo antes do consumo.

Porque armazenar chuva? Quais os benefícios?

  • A água da chuva é relativamente limpa e uma fonte totalmente natural de água;
  • você terá total controle do suprimento de água, não fica dependente do governo da sua cidade;
  • é ecologicamente responsável;
  • promove a auto-suficiência e ajuda a conservar água;
  • a água da chuva é melhor para plantas e jardins pois não contém cloro;
  • reduz o escoamento de água pluviais de residências;
  • pode resolver o problema de drenagem da sua casa, ao mesmo tempo que fornece água grátis;
  • usa tecnologia barata e fácil de manter;
  • pode ser usada como fonte principal de água;
  • o sistema de captação pode ser adaptado em qualquer estrutura e pode ser adaptado conforme necessidade;
  • é uma excelente fonte de água reserva para emergências.

Deixe um comentário