Como armazenar lentes de contato

Como armazenar lentes de contato? Qual a forma correta de guardar lentes de contato, pode guardar sem a solução ou é perigoso? A seguir explicaremos as melhores condições de armazenamento de lentes de contato para elas durarem mais tempo e não ficarem contaminadas.

Como armazenar lentes de contato

Antes de guardar a lente é importante que você saiba manuseá-la corretamente, sempre lave as mãos com água e sabão e seque antes de tocar na lente. Passe o produto de limpeza que oftamologista recomendou para sua lente, coloque a lente na palma da mão e esfregue delicadamente. Depois passe a solução desinfetante recomendada. Evite o uso de água corrente da bica na lente pois ela contém germes que podem causar infecção.

Nunca passe a lente de contato na boca para limpar! Sim, tem pessoas que fazem isso.

Quando comprar a lente você irá ganhar junto a caixinha para guardá-la, sempre coloque as lentes nessa case, nunca deixe em toalha ou em cima de papel! A case vem com o escrito para lado esquerdo e lado direito, coloque no compartimento correto. E adicione a solução recomendada em quantidade suficiente para cobrí-las, não precisa encher demais. Depois tampe a caixinha para não cair poeira.

Como armazenar lentes de contato
Como armazenar lentes de contato

Sempre lave o porta lentes com a solução desinfetante aprovada pelo oftamololgista, e deixe secar de cabeça para baixo, não passe a toalha para secá-las, para não correr o risco de ficarem fiapos que podem se prender na lente.

Não esqueça de levar a caixinha sempre que for viajar ou dormir fora de casa, incluindo as soluções de limpeza e desinfecção.

Caso as lentes tenham ficado guardadas por um longo período, entre em contato com o oftamologista para saber se as lentes vão precisar ser desinfetadas para poderem ser usadas novamente.

Qual o perigo de uso de água corrente na limpeza?

Muitas pessoas acham que não tem problema guardar as lentes com água da torneira, mas isso é muito prejudicial. Mas a água contém o protozoário Acanthamoeba, que pode se prender nas lentes, transformando-se em cisto e causando infecção ocular. Como as lentes são macias, elas absorvem a água e as bactérias contidas nela, por isso as infecções normalmente ocorrem quando a pessoa nada ou toma banho sem tirar as lentes.

Portanto sempre remova as lentes de contato antes do banho ou para nada, e use solução fresca própria para limpeza de lentes.

1 comentário em “Como armazenar lentes de contato”

Deixe um comentário