Como armazenar húmus de minhoca, vermicomposto

Como armazenar húmus de minhoca, vermicomposto? Qual a melhor forma de guardar o húmus de minhoca para não estragar e poder ser utilizado no solo por mais tempo? A seguir explicaremos como deve ser a estocagem do húmus de minhoca ou vermicomposto.

O húmus de minhoca, também conhecido como vermicompostagem, é usado para transformação biológica de resíduos orgânicos, onde as minhocas atuam acelerando o processo de decomposição. Elas ingerem o alimento que passa pelo trato intestinal e sofre ação de enzimas e microorganismos, para depois ser liberado no solo. Neste processo ela consome 40% da matéria orgânica e 60% restante é transformado em húmus, ou seja, o húmus são as fezes das minhocas. Esse húmus melhora a fertilidade do solo afetando diretamente no crescimento das plantas, e ainda protege contra bactérias e fungos.

Como armazenar húmus de minhoca

Você poderá recolher o húmus quando esfregar ele na mão e ficar aspecto de uma graxa preta. Para colher, passe as minhocas para um novo canteiro com outro substrato, senão elas podem morrer. Evite o uso de peneira para recolher o húmus pois pode matar as minhocas, recolha manualmente.

Como armazenar humus de minhoca
Como armazenar humus de minhoca

Depois de recolher manualmente, passe o vermicomposto na peneira para eliminar torrões, restos de palha e outras impurezas que podem estar presentes. Os torrões que ficarem na peneira devem ser triturados e peneirados de novo, para ficar soltinho.

Você pode armazenar a granel (se for muita quantidade) em local coberto, ventilado e com umidade entre 35% a 40%. Em menores quantidades pode usar sacos de aniagem, balde (com tampa furada ou semiaberto) ou tela plástica, a tela permite arejar o húmus e protege minhocas que possam ter sobrevivido no composto. É importante guardar os sacos em local arejado pois a umidade tem que estar em 40% para ser usado.

O vermicomposto pode ser armazenado por até seis meses ou mais sem perder suas propriedades. Desde que sejam mantidos os níveis indicados de umidade, entre 35 e 40%.

Atenção! Não use balde ou pote hermético pois você irá matar os organismos vivos presentes no húmus, é vital que você não lacre completamente o saco ou o recipiente.

1 comentário em “Como armazenar húmus de minhoca, vermicomposto”

  1. Gostei muito do texto deste documento. É muito esclarecedor tanto para profissionais ou leigos.
    Rogério Fonseca

    Responder

Deixe um comentário