Como armazenar espumante

Como armazenar espumante corretamente para não perder o gás? A durabilidade do espumante e sua qualidade dependem muito de como você guardá-lo. Se você deixa seu Prosecco fechado na geladeira está fazendo errado. A seguir explicaremos sobre o armazenamento de espumante para ele durar mais tempo ser perder suas qualidades.

Como armazenar espumante

O espumante não deve ser mantido na geladeira se estiver fechado, o mesmo vale para Prosecco e Champagne. A geladeira estraga suas propriedades.

A garrafa de espumante fechada tem que ser mantida em temperatura ambiente assim como o vinho tinto e branco, local seco, escuro, longe do calor e da luz solar. Ela tem que ser guardada deitada e não em pé, para manter a rolha umedecida e não deixar entrar ar.

Em temperatura ambiente o espumante fechado pode durar de três a cinco anos sem perder suas propriedades.

Como armazenar espumante prosecco
Como armazenar espumante Prosecco

Coloque na geladeira um dia ou dois antes de beber, assim dará tempo para ela gelar lentamente.

Se a garrafa de espumante já estiver aberta então tem que ser guardada na geladeira. Na geladeira ela vai durar mais uns cinco dias sem perder o gás, mantenha em pé para a rolha não ficar muito úmida na geladeira, pode estragar o espumante. Caso a rolha tenha estragado, cubra com saco plástico e coloque um elástico de cabelo para segurar, neste caso não deite a garrafa.

Pode congelar no freezer?

Quem quiser pode colocar resto de espumante no freezer para ser utilizado depois em pratos de comida, pois ele irá congelar.

É só derramar dentro de uma cuba de gelo e colocar no freezer até congelar, depois que congelar passe os cubinhos para um saco e volte ao freezer. Congelado o espumante vai durar uns seis meses para ser usado em alimentos, não serve para beber.

Como saber que o espumante estragou?

Sempre verifique o aspecto e cheiro, notando cheiro de vinagre ou sabor de vinagre, azedo, não beba pois já deve ter estragado. Verifique também por mofo ou corpos estranhos. Notando algo errado jogue fora, pois mofo causa doenças graves.

Deixe um comentário