Como armazenar farinha integral

Como armazenar farinha integral se estiver aberta ou fechada? Tem que deixar sempre na temperatura ambiente ou pode ser colocada na geladeira para não aparecer bichinho caruncho? Será que pode ser guardada no freezer como a farinha de trigo comum para durar mais tempo? A seguir explicaremos todas as formas de armazenamento de farinha integral para não ficar rançosa.

Como armazenar farinha integral

A farinha de trigo integral terá durabilidade diferente dependendo de como você armazená-la. Na temperatura ambiente, guardada em recipiente hermético na despensa, local seco e fresco, ela pode durar até três meses sem ficar com gosto ruim ou mofar. Desde que o local não seja muito úmido.

Caso não esteja pensando em comer tudo dentro deste tempo, então o melhor é colocar na geladeira. Coloque a farinha integral em recipiente hermético na geladeira, ela irá durar até oito meses na geladeira sem ficar ruim. Após este tempo já deve começar a ficar com a cor estranha e ocorre mudança na textura e sabor.

Como armazenar farinha integral
Como armazenar farinha integral

Pode congelar farinha de trigo?

Você pode armazenar a farinha de trigo integral no freezer para ela durar mais tempo do que na geladeira. Se está pensando em ficar tempo sem fazer, este é o melhor lugar para você guardar.

Colocando no recipiente hermético no freezer, a farinha integral vai durar até um ano sem perder suas propriedades.

Quando quiser utilizar, tire a quantidade que precisa e deixe na temperatura ambiente. Mas não mais do que duas horas em temperatura ambiente, pois pode propagar bactérias.

Como saber que a farinha estragou?

Você vai saber que a farinha estragou verificando seu aspecto e cheiro. Normalmente quando fica rançosa fica com cheiro de manteiga estragada, cheiro de azedo. Também pode acontecer de aparecer insetos ou mofo, notando algo estranho não prove, jogue fora!

Deixe um comentário