Como armazenar quiabo

Como armazenar quiabo? Será que pode congelar quiabo fresco ou precisa estar cozido? A seguir explicaremos sobre as melhores formas de guardar quiabo para ele durar mais tempo e não estragar.

Como armazenar quiabo

O quiabo cru e fresco não deve ficar em temperatura ambiente, ele deve ficar sempre refrigerado na geladeira.

Para durar mais tempo coloque dentro de saco plástico e não lave até a hora que for preparar. Se lavar poderá estragar mais rápido. Na geladeira o quiabo cru pode durar até três dias sem perder suas propriedades, depois desse tempo começa a mudar sua textura e sabor.

Como armazenar quiabo
Como armazenar quiabo? Será que pode congelar ele fresco?

O quiabo cozido, já preparado, pode ser colocado no recipiente hermético na geladeira, ele vai durar uns cinco dias sem estragar. Nunca deixe mais do que duas horas em temperatura ambiente!

Pode congelar quiabo cru? E cozido?

Sim, você pode congelar o quiabo cru, mas primeiro tem que remover os cabinhos. Depois será preciso fazer branqueamento, assim ele mantêm sua cor e textura mesmo congelado.

O branqueamento deve ser feito colocando três minutos dentro da água fervente e depois passar direto para o pote com água e gelo. Depois coloque para secar, seque completamente, se necessário use papel toalha. Coloque dentro do recipiente hermético e leve ao freezer.

No freezer o quiabo cru branqueado vai durar até 1 ano sem perder suas propriedades.

O quiabo cozido também pode ser congelado em recipiente hermético. Ele vai durar o mesmo tempo do cru, até 12 meses. Se estiver refogado você pode até congelar, mas se tiver cebola no refogado, sua consistência não ficará a mesma após o congelamento.

Quiabo comprado já congelado também tem o prazo de durabilidade de um ano.

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro. Ou coloque imediatamente na panela para refogar. Caso use descongelamento no micro-ondas ou outro método de descongelamento rápido, prepare imediatamente.

Como saber se o quiabo estragou?

Verifique sempre o aspecto e o cheiro, se ele estiver molenga ou perdeu a cor natural, não coma pois já deve estar ruim. Cuidado com mofo, é perigoso para saúde!

Deixe um comentário