Como congelar frutas corretamente

Como congelar frutas corretamente? Uma ótima maneira de preservar frutas é realizando seu congelamento, assim você não perde nada do alimento e não ocorre desperdício. A seguir explicaremos sobre o congelamento das frutas para manter seu melhor sabor, quais frutas podem ser congeladas e métodos de congelamento indicados.

Como congelar frutas corretamente

Ao congelar frutas é preciso seguir algumas regras para minimizar mudanças na cor e sabor. O ideal é congelar assim que estiver madura, para não correr o risco de congelar a fruta já passada.

As frutas frescas possuem compostos químicos chamados enzimas que causam perda de nutrientes, perda de cor, mudança no sabor e cor quando congeladas. Uma das mudanças na cor é justamente ela escurecer, ficando marrom, como acontece com a maçã ou banana quando colocada na geladeira. Para minimizar esse efeito das enzimas, é muito importante fazer um pré-tratamento com vitamina C ou fazer branqueamento ou imersão em conserva ou outro pré-tratamento.

A temperatura de armazenamento também é muito importante. O congelamento para preservar a melhor qualidade tem que ser realizado no freezer a uma temperatura de -17°C ou menor. Normalmente as frutas mantêm sua melhor qualidade por até um ano se congeladas nesta temperatura.

Como congelar frutas corretamente
Como congelar frutas corretamente

Para o congelamento utilize recipientes de alta qualidade, pode ser recipiente hermético de plástico ou sacos para congelamento tipo ziploc. Eles precisam ser à prova de umidade e vapor, para não ocorrer queimaduras do frio.

Ao usar saco de congelamento retire o máximo de ar do saco que conseguir.

Métodos de congelamento das frutas frescas

Existem três métodos mais comuns usados para o congelmento de frutas, dois usam açúcar e um sem açúcar:

  • Congelar com açúcar – coloque as frutas lavadas e já picadas no recipiente e jogue açúcar por cima delas, depois misture tudo, até que o açúcar cubra por completo todos pedaços da fruta, misture delicadamente e deixe o açúcar dissolver sozinho por 15 minutos e coloque no freezer.
  • Congelar com xarope de açúcar (calda) – dissolva a quantidade de açúcar em água morna (1 litro de água para 800 g de açúcar ou na proporção 1 xícara de água para 1 xícara de açúcar), misture até o açúcar desaparecer e ficar diluído, jogue por cima das frutas já lavadas e secas no recipiente (deixe espaço para tampa pois irá expandir).
  • Congelar sem açúcar – lave a fruta, seque bem, corte em pedaços, coloque em um refratário deixando espaço entre uma e outra e coloque no freezer, quando congelar (2 horas) passe para outro recipiente menor e volte ao freezer.

Atenção! É importante informar que usando o método sem açúcar a fruta irá perder sua qualidade mais rápido do que se for utilizado o açúcar ou xarope de açúcar.

No método do açúcar e do xarope de açúcar você pode ainda adicionar o ácido ascórbico para prevenir contra o escurecimento.

  • Se for açúcar puro, primeiro dissolva 1/2 colher (chá) de ácido ascórbico em três colheres de sopa de água, jogue em cima das frutas e somente depois jogue o açúcar.
  • Se for xarope de açúcar adicione 1/2 colher (chá) de ácido ascórbico para cada xícara de água e de açúcar na calda.

Soluções com vinagre não são mais recomendadas contra o escurecimento da fruta. Quem quiser pode usar suco de limão ao invés do ácido ascórbico, mas só vai prevenir o escurecimento por uns três meses, enquanto o ácido ascórbico mantém por períodos maiores que três meses.

Dica sobre a calda de açúcar para congelar frutas

A calda de açúcar também pode ser preparada no fogo para dissolver o açúcar mais rápido. É só adicionar na panela a quantidade de açúcar e de água, mexer até dissolver, desligue o fogo e espere esfriar para jogar na fruta.

Na maioria das frutas você pode fazer a calda com um pouco menos de açúcar. Ao invés de fazer a calda com 50% açúcar na proporção 4 xícaras de açúcar para 4 xícara de água (rende 6 xícaras de calda), você pode colocar 40% na proporção 2 3/4 de xícara de açúcar para 4 xícaras de água (rende 5 1/3 de xícaras de calda).

Descongelamento das frutas

Para descongelamento das frutas deixe na geladeira de um dia para ou outro.

Se deixar em temperatura ambiente ou usar algum outro método de descongelamento rápido como, por exemplo, colocar embaixo da torneira, ou colocar na água morna, coma imediatamente, pois há uma chance maior de contaminar com bactérias.

3 comentários em “Como congelar frutas corretamente”

Deixe um comentário