Como guardar manteiga

Como guardar manteiga? Ela pode ficar em temperatura ambiente ou tem que ficar sempre refrigerada na geladeira? Será que pode congelar para durar mais tempo? Neste post explicaremos sobre as melhores formas de armazenar manteiga para não estragar e qual sua validade média.

Como guardar manteiga

A manteiga deve ficar sempre refrigerada na geladeira. Na geladeira ela pode durar até um mês após a data de vencimento.

Coloque em recipiente hermético na geladeira ou embrulhado em papel alumínio, para evitar que ela absorva o aroma da geladeira. Não deixe na porta da geladeira pois a mudança de temperatura é muito grande, deixe-a na parte interna da geladeira.

Ela pode ficar na temperatura ambiente por dois, três dias ou mais, mas lembre-se que irá estragar muito mais rápido do que se estivesse na geladeira, podendo ficar rançosa.

Como armazenar manteiga
Como guardar manteiga corretamente? Pode ficar na temperatura ambiente?

Pode guardar manteiga no freezer, congelar?

Você pode sim colocar manteiga no freezer, mas tem que ser manteiga de boa qualidade, feita de creme pasteurizado.

Corte em formatos de quadradinhos ou o formato que preferir, embrulhe-os separadamente em papel filme ou papel alumínio. Assim você poderá tirar do freezer apenas o necessário para utilizar, não correndo risco de estragar tudo. Quem preferir pode congelar ela direto no pote original, sem dividir em pedaços.

A manteiga com sal pode durar até um ano no freezer. Se for manteiga sem sal pode durar até seis meses sem perder o sabor. Elas podem até durar mais que isso, mas após este tempo começará a perder suas propriedades.

Para usar é só tirar e colocar direto na panela, caso queira passar no pão, deixe descongelar na geladeira de um dia para o outro. Se usar algum descongelamento rápido coma imediatamente.

Como saber que a manteiga está ruim para comer?

Sempre verifique o aspecto e cheiro, ela pode desenvolver um cheiro forte desagradável de azedo quando estraga. Também pode perder a cor ou aparecer mofo. Se isso acontecer não coma, descarte!

A manteiga rançosa faz mal?

A manteiga costuma ficar rançosa quando é armazenada em temperatura ambiente, seu sabor fica mais forte e azedo, às vezes até com cheiro de queijo. O ranço é causado por lípases e outras enzimas que degradam a gordura do leite, processo que resulta na liberação de glicerol e ácidos graxos, que dão o sabor e cheiro de azedo. Muitas pessoas até gostam do sabor rançoso, mas não é muito agradável.

Apesar do sabor rançoso, não quer dizer que a manteiga está com bactérias, um estudo mostrou que a manteiga dura muito tempo sem desenvolver bactérias nocivas.

Se você notar o sabor estranho apenas em uma parte da manteiga, pode cortar esta parte e utilizar a outra. Mas se estiver mofada não faça isso descarte tudo! Para prevenir que ela fique rançosa guarde na geladeira.

3 comentários em “Como guardar manteiga”

    • Olá Fatima
      Pode sim, recomendamos normalmente dividir em pedaços, para ficar mais fácil descongelar apenas o que quiser depois. Mas se for utilizar tudo depois, não tem problema nenhum guardar no freezer dentro do pote original.

      Responder

Deixe um comentário