Como guardar moldes de roupas

Como guardar moldes de roupas? Qual a melhor forma de organizar moldes de costura de roupa para não estragarem? Daremos algumas dicas neste post sobre o armazenamento de moldes para evitar mofo ou que eles apaguem com o tempo.

Como guardar moldes de roupas

Porta revistas

Se você tem moldes em revistas, poderá guardá-las em porta revistas disponíveis em material metálico, plástico, acrílico e até de madeira. Ele é bom para deixar as revistas em pé (na vertical), ficando fácil de pegar sempre que precisa.

Pasta catálogo

No caso de moldes soltos em folhas A4, impressos, é usar pasta catálogo, em que você pode colocar cada um dos moldes dentro de um plástico diferente, assim eles não amassam e você pode folhear e verificar um por um rapidamente. Separe por tipo, por exemplo, em uma pasta coloque os moldes de vestidos, em outra moldes de blusas e assim por diante.

Como guardar moldes de roupas máquina de costura
Como guardar moldes de roupas máquina de costura

No caso de moldes grandes, dobre-os com cuidado e coloque um Post-it ou outro papel de bloco adesivo descrevendo o que é o molde, para não precisar ficar abrindo o molde toda hora que quiser lembrar do que ele é.

Pasta sanfonada para guardar moldes

Outra idéia é usar pasta sanfonada em que você pode colocar vários moldes de um tipo dentro de uma das divisórias. No Brasil temos esta pasta com 12 divisórias ou 31 divisórias, mas atenção, tenha cuidado em usar com 31 divisórias pois poderá ficar pesado para pegar e verificar os moldes.

Envelopes ou sacos Ziploc

Outra opção para quem está começando é colocar os moldes dentro de envelopes pardos ou brancos com a descrição no envelope. Guarde os envelopes dentro de caixas organizadoras, você pode usar uma caixa para cada tipo de molde.

Uma boa opção para locais muito úmidos é utilizar sacos Ziploc para guardar os moldes, assim eles ficam protegidos contra o ar e umidade, também ficando fácil para visualizar o que tem dentro de cada saquinho pois são transparentes. Depois guarde os sacos dentro de caixas organizadoras.

É importante que um molde não fique em cima de outro, nem dentro dos sacos ou divisórias, pois se eles ficarem raspando, com o tempo pode apagar o que está escrito. Escolha o que mais lhe agrada, mas mantenha sempre os moldes em local fresco e seco, para evitar mofo.

1 comentário em “Como guardar moldes de roupas”

Deixe um comentário