Como armazenar copa curada

Como armazenar copa? A copa, também conhecida como capocollo, é um corte do lombo suíno denominado sobrepaleta. Ele é curado com sal e submetido à secagem com defumação, não sendo necessário seu cozimento. Qual a melhor forma de guardar a copa, geladeira ou temperatura ambiente? Explicaremos a seguir sobre conservação da copa, sobrepaleta curada e defumada.

Como armazenar copa

A copa inteira fechada deve ser mantida em temperatura ambiente, local fresco e seco, que seja bem ventilado. O sal usado na cura irá preservar o lombo suíno contra bactérias e decomposição.

Caso tenha tirado pedaço ou tenha comprado a copa fatiada, você deve colocar em um recipiente plástico com tampa ou embalar com plástico filme e deixar sempre na geladeira. Não deve ficar em temperatura ambiente após aberto, pois irá estragar! Após aberto ou fatiada ela irá durar uns dois a três dias na geladeira, pois resseca rapidamente.

A geladeira é importante também pois a gordura ainda pode ficar mole, dependendo da temperatura local, e irá estragar a textura da copa.

 Como armazenar copa lombo suíno, sobrepaleta
Como armazenar copa lombo suíno, sobrepaleta

Quem tiver embalador a vácuo pode usar para remover o ar de dentro do pacote, isso irá conservar melhor a copa, não permitindo o contato com o ar.

Pode congelar copa?

Você pode sim congelar copa, a sobrepaleta curada e defumada. Ela irá congelar melhor no freezer do que o presunto comum, normalmente as carnes curadas ficam com textura melhor pois contém menos água.

Para congelar coloque em fatias ou pedaços em recipiente hermético no freezer. Ela irá durar até três meses sem perder sabor, depois desse tempo já começa a mudar suas propriedades.

Para descongelar e comer deixe na geladeira de um dia para o outro ou 24 horas. Caso use algum descongelamento rápido, coma imediatamente, pois o risco de bactéria é maior.

Como saber se estragou?

Verifique sempre o aspecto e o cheiro, normalmente a copa fica pegajosa com uma cor diferente do original, além disso pode adquirir um cheiro estranho de azedo. Notando alguma cor esquisita, azul, verde, cinza, ou o odor azedo, jogue fora, não coma pois é perigoso.

2 comentários em “Como armazenar copa curada”

    • Olá Aires
      De acordo com sites especializados, não há necessidade de remover a capa que fica em volta da copa para embalar a vácuo. O vácuo irá manter o ar longe do presunto para que ele dure mais tempo. Se preferir você pode remover a capa e fatiar, depois embalar a vácuo, para ficar mais fácil de comer.

      Responder

Deixe um comentário