Como guardar farinha de trigo

Como guardar farinha de trigo? A farinha de trigo tem validade indefinida ou pode estragar? A seguir explicaremos as melhores formas de conservar a farinha de trigo para ela durar mais tempo e evitar o mofo.

Como guardar farinha de trigo

A farinha de trigo pode ficar tanto na temperatura ambiente quanto na geladeira.

Se você resolver deixar em temperatura ambiente coloque o pacote fechado dentro de recipiente hermético, que fique bem vedado, em local fresco, escuro e seco. Armazenando assim ela irá durar até um ano sem perder suas propriedades. É importante que o local seja seco e que fique bem fechado, pois a farinha atrai bichos como o carunchos, gorgulhos.

Se você já abriu o pacote, deixe-o aberto dentro do recipiente hermético ou transfira o conteúdo para o recipiente hermético. Irá durar o mesmo tempo. Depois de um ano pode começar a mudar sua textura e sabor, mas deverá estar boa para comer.

Como guardar farinha de trigo
Como guardar farinha de trigo

Normalmente a farinha branca dura mais do que o tempo indicado na embalagem. A data na embalagem é uma indicação do fabricante, do tempo em que a farinha estará na melhor qualidade possível.

Uma dica para matar qualquer ovo de caruncho que possa ter vindo dentro do pacote, é colocar a farinha no freezer por 48 horas. Depois transfira para o pote de vidro hermético com tampa vedação para evitar que novos animais entrem e não vai deixar ela absorver odores de outros produtos. Pode deixar na temperatura ambiente ou na geladeira, como preferir.

Se na sua casa tem ar condicionado, deixe a farinha de trigo na geladeira ou no freezer durante o verão.

Pode congelar este tipo de farinha?

Claro que sim, a melhor maneira de conservar farinha de trigo é justamente congelando no freezer. Coloque em recipiente hermético e leve ao freezer.

No freezer ela vai durar uns dois anos sem estregar ou perder a qualidade. Quando for utilizar tire a quantidade que precisa, mas espere chegar na temperatura ambiente para colocar na receita, senão poderá afetá-la.

Como saber se a farinha de trigo estragou?

É possível verificar se a farinha está ruim pelo cheiro e aspecto. Normalmente a farinha fica com cheiro de rançoso devido às gorduras presentes na farinha que se oxidam quando expostas ao ar e umidade.

Também podem acontecer de aparecer os carunchos, devido ao armazenamento ou porque os ovos já estavam na farinha. O caruncho coloca os ovos dentro dos grãos e eles eclodem depois de um a cinco meses, por isso podem aparecer os bichos mesmo que você armazene corretamente. A dica para matar estes ovos é justamente colocar no freezer por, pelo menos, 48 horas.

Sentindo cheiro ruim ou encontrando mofo ou bichinhos, jogue fora, pois pode ser perigoso para sua saúde.

2 comentários em “Como guardar farinha de trigo”

Deixe um comentário