Como armazenar kefir de leite e kefir de água

Como armazenar kefir de leite e kefir de água? Qual a melhor maneira de conservar os grãos de kefir para usar mais vezes? E se quiser dar um tempo de fazer a bebida probiótica, pode guardar os grãos para que não perca suas propriedades? Será que pode congelar? A seguir explicaremos melhor sobre o armazenamento desta bebida.

Armazenar kefir de leite e kefir de água

As dicas a seguir podem ser usadas se você quiser dar um tempo na produção da bebida ou se for viajar e não quer que os grãos morram na temperatura ambiente. Também pode ser utilizada para transporte dos grãos caso queira doá-los para alguém.

Kefir de leite

Quem quiser reduzir o processo de cultura do kefir de leite basta colocar em temperatura mais baixa como a da geladeira. Ele vai continuar produzindo a bebida, mas em velocidade menor que na temperatura ambiente.

Antes de colocar na geladeira é importante que os grãos tenham ficado ativos, pelo menos, por 3 a 4 semanas, senão poderá matá-los!

Para armazenar coloque o kefir de leite dentro do pote com um litro de leite fresco integral em temperatura ambiente. Feche com uma tampa bem fechada, pode até ser pote de vidro hermético. Coloque na geladeira. Ele irá durar até três semanas.

Depois para fazer Kefir novamente é só separar os grãos deste leite em que ele ficou armazenado, usando um peneira (se quiser pode beber este leite). Coloque leite fresco em temperatura ambiente e deixe, pode demorar um tempo para os grãos acordarem.

Kefir de água

O Kefir de água também pode ser armazenado na geladeira para reduzir o processo de cultura. Mas antes de colocar na geladeira, é preciso preparar uma solução de água com açúcar com o dobro de açúcar que costuma usar no preparo do kefir de água.

Como armazenar kefir de leite e kefir de água
Como armazenar kefir de leite e kefir de água

Misture um litro de água com 60 gramas de açúcar ou duas colheres de sopa de açúcar. Dissolva e coloque os grãos de Kefir de água dentro. Coloque em jarra com tampa e passe o filme plástico em volta, para não correr o risco dele explodir. Coloque na geladeira, ele irá durar umas três semanas.

Quando quiser fazer novamente é só separar os grãos desta água e colocar uma nova solução de água com açúcar. Os grãos também poderão demorar um tempo para reativar.

Pode congelar grãos de kefir?

Alguns sites afirmam que é possível congelar tanto os grãos de kefir de leite quanto o de água. Mas outros avisam que a maioria dos grãos morrem ao serem colocados no freezer. Portanto você terá que testar para saber quem está falando a verdade.

A dica é primeiro coar os grãos, enxágue com água em temperatura ambiente, previamente fervida. Deixe secar e ajude com papel toalha, dando batidinhas para secar bem. Coloque os grãos secos em jarras de vidro ou saco plástico de congelamento. No freezer vão durar até seis meses, quem quiser pode adicionar uma colher de sopa de leite em pó no kefir de leite para proteger.

Para descongelar deixe na geladeira até o líquido derreter. Depois remova este líquido usado no armazenamento do freezer usando uma peneira. Coloque novo líquido de acordo com os grãos de kefir que você tem.

Ao fazer congelamento os grãos vão demorar mais ainda para acordarem, sendo necessário adicionar leite ou solução de açúcar (de acordo), algumas vezes para eles começarem a produzir novamente.

Tenha muito cuidado com culturas de Kefir

A bebida probiótica do kefir é muita boa, mas deve-se ter muito cuidado com a maneira como você prepara. É muito importante fermentar o kefir até que o pH fique 3.7 (medidor de pH) pois a maioria das bactérias não conseguem sobreviver neste pH. O pH tem que reduzir para menos de 5 dentro de 18 horas!

Outro detalhe importante seria verificar o seu cultivo de tempos em tempos em um laboratório, para ter certeza que as bactérias boas não estão contaminadas com algum vírus. Pois se estiverem, a cada vez que você usar os grãos, estes vírus estarão se espalhando, podendo causar problemas de saúde e infecção alimentar.

Deixe um comentário