Como guardar pasta de amendoim

Como guardar pasta de amendoim? A manteiga de amendoim deve ficar em temperatura ambiente ou na geladeira? Ela estraga ou tem validade indefinida? Explicaremos neste post as melhores maneiras de armazenar pasta de amendoim para ela durar mais tempo. Também explicaremos porque ela endurece no pote.

Como guardar pasta de amendoim

A pasta de amendoim industrializada não deve ficar na geladeira, a melhor maneira de guardar é na temperatura ambiente, estando o pote aberto ou fechado. Somente se onde você mora for extremamente quente ou extremamente úmido, é aconselhável colocar na geladeira.

A pasta de amendoim industrializada contém estabilizantes que permitem que ela dure mais tempo na temperatura ambiente. Se o pote da pasta de amendoim industrializada estiver fechado ele irá durar até dois anos na despensa, local fresco, escuro e seco, sem contato com o sol. Pode até durar mais do que dois anos, mas já vai começar a perder suas propriedades, consistência, cor e sabor.

Como guardar pasta de amendoim
Como guardar pasta de amendoim? Na geladeira?

Se o pote da pasta de amendoim industrializada estiver aberto, ele pode ficar em temperatura ambiente, sempre feche bem o pote! Ele irá durar até três meses após aberto. Quem quiser pode colocar na geladeira ao chegar no terceiro mês, assim ela irá durar mais três meses na geladeira após aberta, dando um total de seis meses.

Se a pasta de amendoim for natural, feita em casa, em conservantes, ela irá durar apenas um mês na temperatura ambiente, local fresco, escuro e seco. Tem que ficar bem fechada. Quem quiser que dure mais tempo, tem que colocar na geladeira. Na geladeira ela pode durar até seis meses.

É normal a separação do líquido?

Sim, se você armazena a pasta de amendoim corretamente, é normal que o óleo de separe do amendoim. Por isso você deve misturar bem com uma faca ou uma colher sempre antes de passar na torrada ou no pão ou onde você quiser usar.

Porque a pasta de amendoim endurece?

A pasta de amendoim contém muita gordura que assume formas diferentes dependendo da temperatura. É igual ao leite de coco. Ela endurece se estiver temperatura fria e derrete em temperaturas mais altas.

Se a sua pasta de amendoim está muito dura por causa do frio, uma dica é colocar um pouco no microondas, coloque 30 segundos no alto e verifique, se for necessário coloque mais uma vez. Isso irá amolecer e ficará bom para passar no pão. Mas não faça isso com o pote inteiro, somente com a quantidade que você vai comer.

Outra dica é colocar o que você precisa em uma vasilha e colocar em banho maria. Deixe a água ferver, irá amolecer a pasta de amendoim e você poderá passar onde quiser.

Pode colocar no freezer?

O congelamento da pasta de amendoim não é recomendado principalmente porque ela já tem uma durabilidade longa.

Quem quiser pode congelar camadas de pasta de amendoim no meio do papel filme, ela irá endurecer e ficará bom para colocar em sanduíches, colocando a camada dura no meio do pão.

Como saber se a pasta de amendoim está estragada?

Verifique sempre o cheiro e o aspecto do creme, procure por mofo. Notando algo estranho nem prove, jogue fora porque pode ser perigoso.

1 comentário em “Como guardar pasta de amendoim”

Deixe um comentário