Como guardar Xenical, Orlistate

Como guardar Xenical, Orlistate? Qual a forma correta de armazenar este medicamento indicado para ajudar no emagrecimento em conjunto com uma dieta de baixa caloria e gordura, além de exercícios? Neste post falaremos sobre o armazenamento deste remédio para que dure mais tempo.

Como guardar Xenical, Orlistate

Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente, sendo a temperatura ideal entre 15 e 30ºC. Não deixe em contato com a luz do sol nem com umidade, tem que ser um local fresco, seco e escuro, como normalmente é uma despensa de uma casa. Nunca guarde no banheiro, pois a umidade irá deteriorar o medicamento.

Verifique sempre a data de validade na embalagem, ele cotuma ter um prazo de validade de 24 meses. Não remova da embalagem pois ela é própria para evitar contato com a luz e proteger contra contato com o ar, que pode causar deterioração.

O Xenical vem em cápsulas gelatinosas da cor azul opaca com granulados dentro, na cor branca. Se você notar algum corpo estranho ou que o conteúdo de dentro está colado, não tome o remédio, descarte-o pois está com algum problema.

Como guardar Xenical, Orlistate corretamente
Como guardar Xenical, Orlistate corretamente?

Caso tenha muitas caixas de Xenical vencidas não tome o medicamento nem jogue pelo ralo ou pela privada, pois traz perigo para o meio ambiente, podendo contaminar solo e água, além de trazer perigos para quem beber esta água.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os remédios vencidos possuem logística reversa, ou seja, você deve entregar nas farmácias e drogarias que eles irão fazer o descarte consciente para evitar riscos para as pessoas. Alguns mercados no Brasil também possuem coleta de remédios vencidos.

Deixe um comentário