Como armazenar xilitol

Como armazenar xilitol? Qual melhor forma de conservar xilitol para não estragar? Este adoçante natural tem que ser guardado na geladeira? Será que pode ser congelado? Abaixo falaremos sobre o armazenamento do xilitol e quanto tempo ele costuma durar.

Como armazenar xilitol

A verdade é que o xilitol é igual ao açúcar, seu tempo de validade é indefinido. Como ele é higroscópico, atrai umidade, e deve ser guardado em temperatura ambiente, local seco e escuro. Não deixe em contato com calor ou luz direta do sol.

Deixe o xilitol selado, de preferência em recipiente de vidro com tampa vedação (recipiente hermético).

Se você usa muito, pode colocar a embalagem original dentro de uma embalagem ziploc, para evitar ao máximo o contato com o ar e evitar que os granulados do xilitol pegue odores do ar.

Como armazenar xilitol
Como armazenar xilitol

Na temperatura ambiente ele pode durar até dois anos após a data de fabricação, sem perder o sabor. Ele pode durar até mais tempo que isso, mas já vai começar a perder suas propriedades.

Tenha cuidado também onde guardar o xilitol pois é um produto tóxico para cães e gatos!

Pode congelar xilitol?

Não, o xilitol não deve ser colocado no freezer pois ele absorve umidade. Guarde sempre em temperatura ambiente usando recipiente hermético!

Como saber que estragou?

O xilitol pode absorver a umidade do ar e acabar endurecendo, virando uma pedra igual o açúcar. Ou então pode aparecer mofo. Se notar algo estranho nem prove, jogue fora imediatamente.

Deixe um comentário